FINAL DE ANO PARA ALGUNS, OPORTUNIDADE DE SE CONQUISTAR NOVOS CLIENTES PARA OUTROS

Comércio aquecido no final de ano.

O mês de dezembro é aguardado ansiosamente por quase todo o país, principalmente em um ano tão difícil como foi o de 2014, onde o varejo recuou fortemente e

setores como vestuário, o maior do mundo, puxou a negativa na média anual, apontado em -3% em relação a igual período de 2013 no Brasil. Ou seja, é a hora de aproveitar o final do ano e desovar estoques, bem como vender mais e recuperar um pouco do capital engessado nas mercadorias expostas.

Mas, algumas empresas se prepararam mais do que simplesmente montar parcerias de bônus e descontos coletivos, as famosas campanhas de Natal, com promoções e brindes. Isso é importante e contribui muito para despertar o interesse do comércio. Contudo, é insuficiente ou passageiro para que a ação obtenha o resultado esperado. Afinal, o marketing tende a tornar a venda superfula, ou seja, capaz de fidelizar e gerar resultados ao longo do tempo, durante toda a vida do cliente. É o valor vitalício do mesmo.

Pois bem, muitas empresas procuraram especialistas em vendas, tanto para treinamentos como para Visual Merchandising, que quando trabalhados em conjunto, aumentam os resultados das vendas e torna o cliente encantado ou surpreso com o novo atendimento instalado no estabelecimento.

E você, o que fez nesse ano? Colocou uma vitrine criativa como todos fizeram? Comprou novas luzes de Natal como seu concorrente fez?

Nesse período, não se pode levar em consideração um único objetivo de “resgatar o tempo perdido”, mas entender que o ensejo é “auto-reinvestido”, ou seja, aumentar as vendas para novos clientes e obter um maior número dos mesmos em carteira para o próximo ano. É a oportunidade ideal, pois todos os consumidores estão eufóricos em despender seus recursos em presentes e produtos de autoestima.

Se você ainda pensa em somente desovar o estoque ou recuperar o momento que passou, sem estratégias claras e com uma equipe desalinhada com o Propósito da empresa para o próximo ano, mais uma vez você está criando uma solução passageira e ineficiente, como todos os seus vizinhos fazem.

 

Invista mais. Seja ousado. Mostre-se para quem nunca te viu e conquiste objetivos mais audaciosos e calcados em inovação para o próximo ano. Você ainda tem muito tempo e pode vender muito mais do que imagina.